Rodas de Conversa - II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Educação - V Conaed

V Congresso Nacional de Educação – Conaed

XVIII Simpósio de Pedagogia - XVIII Simpoped

V Simpósio da Educação do Campo – V Simpocampo

 

 

 

                                       II Simpósio de Pós-Graduação em Educação - II Simpoppgeduc

 

                                   II Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação

 

 

RODAS DE CONVERSA

Dia 06/10/2021 – 14h às 16h.

 

CÓDIGO

RODA DE CONVERSA

MEDIADOR(ES/AS)

OBJETIVOS DA

RODAS DE CONVERSA

LINK DA SALA

 

01

 

O Estágio Curricular Supervisionado e o Pibid na Formação de Professores da Educação Infantil

 

 

 

Proponentes:

Priscilla de Andrade Silva Ximenes (FAE/UFCAT);

Marilia Rita dos Santos (SME-CATALÃO)

 

 

 

   Apresentar e dialogar sobre as concepções de estágio e PIBID e o seu papel na formação e na constituição da identidade profissional do professor de educação infantil.

 

 

 

https://meet.google.com/yyf-cyar-gvk

 

02

A Docência da Matemática em Tempos de Pandemia.

Proponente:

Janderson Vieira de Souza (UFCAT)

 

   Discutir a despeito do ensino da matemática na universidade em tempos de pandemia.

https://meet.google.com/eiw-avce-axm

 

 

03

Memórias e Territórios: Uma Proposta de Educação Humanizadora na Comemoração aos 100 Anos de Paulo Freire

 

Proponente:

Rosemary Trabold Nicacio (FAE-UFCAT)

 

 

 

   Discutir sobre educação na perspectiva humanizadora pela experiência do IPARTE - Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis.

 

https://meet.google.com/wax-thio-pgf

 

04

Produção de Conhecimento e Docência em Tempo de Pandemia.

 

Proponentes:

Fernanda Guerra de Morais e Wender Faleiro (UFCAT)

 

   Apresentar ao público os métodos utilizados no ensino remoto e híbrido nas aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza nos ensinos fundamental II e médio.

https://meet.google.com/afn-jfnh-rmu

 

05

 

Processos de aprendizagem Autorregulada na Formação de Professores

Proponentes:

Adriana dos Santos Prado Sadoyama (UFCAT);

 Bráulio Ramos da Silva (Uniaraxá) 

 

   Descrever os fundamentos da aprendizagem autorregulada e seus conceitos.

https://meet.google.com/mde-khng-rwt

 

 

06

 

 

Inclusão escolar e Saúde

 

 

 

 

 

Proponentes:

Elizangela Vilela de Almeida Souza (Profa. Ma. Pedagogia/UEG/Goianésia);

Cristina de Araújo; Taylene Barbosa;

Nayara Ferreira da Silva (Graduandas Pedagogia UEG/Goianésia)

 

Apoio Técnico:

Wellington Jhonner (FAE-UFCAT)

 

    Objetiva-se promover um espaço de diálogo sobre os dilemas vivenciados pelo público-alvo da educação especial neste cenário de pandemia do COVID-19 e o retorno ao ambiente físico.

 

 

https://meet.google.com/uxt-zbao-iyw

 

 

07

Inclusão, Ensino e Aprendizagem do Aluno com TDHA: Características e Práticas Pedagógicas, Frente à Pandemia da COVID-19

 

 

 

Proponentes:

Wender Faleiro; Olga Matias Teles Honorato. (UFCAT)

 

Apoio Técnico:

Kátia Alves de Oliveira (Mestranda PPGEDUC- UFCAT)

 

 

   Relatar as estratégias de ensino utilizadas, no contexto dos alunos com TDHA frente à pandemia da COVID-19; identificar as características do aluno com TDHA na escola.

 

 

 

https://meet.google.com/cye-msgo-unn

 

 

08

 

Infâncias, brincadeiras e aprendizados

 

 

 

 

 

 

 

Proponentes:

Analúcia de Morais Vieira CapEseba/UFU/MG);
Priscila Gervásio Teixeira
(Mestranda - PPGEDUC - UFG/UFCAT)

 

Apoio Técnico:

Noélia Alves Pereira da Costa (Mestranda PPGEDUC- UFCAT)

 

   Favorecer um diálogo sobre a relevância do brincar e suas aprendizagens na infância.

 

 

 

 

 

 

https://meet.google.com/uke-uqus-awb

 

 

09

Formação de Professores Para uso das Tecnologias digitais

 

 

 

 

 

Proponentes:

Marineide Gomes Alves; Jéssica da Silva Guimarães; Maria Paulina Assis; Simara Maria Tavares (UFCAT)

 

Apoio Técnico:

Samara Cristina Machado (Mestranda PPGEDUC- UFCAT)

   Promover a reflexão sobre como os docentes percebem as tecnologias digitais no contexto educacional e quais suas implicações na prática pedagógica.

 

 

 

https://meet.google.com/gtp-cxnn-jic

 

 

10

Arte na Educação como Componente Integrante e Integrador

 

Proponentes:

Leonardo Costa (UFCAT); Prof. Dr. Thaise Nardim (UFT); Prof. Dr. Patrícia Pederiva (UnB); Prof. Dr. Leonel Carneiro (UFAC)

 

   Debater a Arte como humanidade histórica a ser incorporada no processo de formação humana e os desafios inerentes a este processo.

 

https://meet.google.com/xkz-zqhp-xzq

 

 

11

Saberes e as Práticas Educativas na Formação de Professores na UFCAT 

 

 

 

Proponentes:

Ana Flávia Vigário; Márcia Pereira dos Santos; Ulysses Rocha Filho (UFCAT)

 

Apoio Técnico:

Janaina Cassano Silva (IBIOTEC- PPGEDUC- UFCAT)

 

   Discutir sobre pesquisas e experiências do Pibid-UFCAT, além de desafios e possibilidades da formação e da prática docente em tempos de pandemia.

 

 

 

https://meet.google.com/kmg-zmnc-oob

 

 

 

12

O Léxico no Dia a Dia

Proponente:

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves (UFCAT)

 

Apoio Técnico:

Alan Rodrigues dos Santos (Mestrando PPGEDU-UFCAT)

  Discutir a importância do léxico no cotidiano.

 

 

 

 

 

https://meet.google.com/ubd-vivs-gsa

 

 

13

A Busca Documental em Arquivos na Pandemia

 

 

 

 

 

 

Proponentes:

Fernanda Barros (Docente- PPGEDUC- UFCAT); Lucas Lino da Silva (Mestrando-PPGEDUC-UFCAT); Milena Alves Rodrigues de Sousa Marins (Mestranda- PPGEDUC- UFCAT); Neide Abadia Carneiro (Mestranda- PPGEDUC- UFCAT); Rodolphe Jacques Vivia (Mestrando- PPGEDUC- UFCAT); Paula Ferreira Dias (Mestranda- PPGEDUC- UFCAT)

   Propor reflexões sobre os desafios da coleta de documentos em arquivos no contexto de pandemia. 

 

 

 

 

 

 

https://meet.google.com/stm-iadg-pty

 

 

 

14

Educação do Campo na Região Centro-Oeste: Diálogos e Proposições em Tempos de Pandemia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proponentes:

Heloisa Vitória de Castro Paula (UFCAT); Ana Paula Aparecida Borges (UFCAT); Ana Luiza Zappe Desordi Flôres (UFCAT); Tatielle Esteves de Araújo Tristão (UFCAT) Alessandra Gomes de Castro (UFG); Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG); Maria Osanette de Medeiros (UNB); Eliete Ávila Wolff (UNB); Regina Coelly Fernandes Saraiva (UNB); Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva (IFB); Raquel Alves de Carvalho (UFGD); Luis Alejandro Lasso Gutierrez (UFMS)

 

   Debater e socializar práticas e estratégias de ensino implementadas na Educação do Campo na região Centro-Oeste durante a pandemia, levando em conta os avanços e os aprendizados na trajetória e os impactos e desafios a serem enfrentados.  

 

 

 

 

 

 

 

https://meet.google.com/fzs-fknd-owb

 

 

15

 

Os Ofícios em tempos de pandemia: percepções e desafios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proponentes:

Aparecida Maria Almeida Barros (PPGEDUC);
Sílvia Aparecida Caixeta Issa (IFGOIANO Urutai/Egressa PPGEDUC);  Lailton Martins Ribeiro (UFCAT/Egresso PPGEDUC);
Patrícia de Souza Torres França (UFCAT /Egressa PPGEDUC); Fabiano Ferreira (Mestrando PPGEDUC); Cleider Antônio Fonseca (IEL-FIEG/Egresso PPGEDUC); Cibele Reis Costa (Gestora Escolar-SMEC/Egressa PPGEDUC);  Valéria Landa Alfaiate Carrijo(Gestora Escolar-SEDUC-MG/Egressa PPGEDUC); 
Amanda Juliana Costa Vaz (coordenadora pedagógica-SENAC/Mestranda PPGEDUC); Vanessa França(IFGOIANO Campus Avançado Catalão/Egressa PPGEDUC); Guilhermina Reis da Silva/SMEC/Mestranda PPGEDUC); Paulo Paz(SEDUCE/ Mestrando PPGEDUC);  Anderson Alves Ribeiro (SEDUC-MG/Egresso PPGEDUC); Maria Amélia de Souza Santos (Bibliotecária/Goiânia-GO./ Mestranda PPGEDUC); 
Eduardo Danilo dos Santos Ravagnani (Inspetor Escolar-SEDUC-MG/Egresso PPGEDUC); 
Deusníria Maria da Silva e Silva (Aposentada/Egressa PPGEDUC)

   Socializar as visões e percepções de diferentes agentes (Técnicos Administrativos, Gestores, Professores, Profissionais Liberais) acerca do desempenho dos ofícios nesse tempo de pandemia.  Oportunizar o encontro de profissionais de diferentes áreas, tendo em comum a condição de mestrandos e/ou egressos do PPGEDUC, para partilhar as vivências e desafios percebidos nos últimos dezoito meses de pandemia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://meet.google.com/rtf-gibp-aty

 

 

16

Psicologia e educação em tempos de covid-19

 

 

 

 

 

 

 

 

Proponentes:

Mauro Antonio Andreata, professor do Instituto de Física - UFCAT

Moisés Fernandes Lemos, professor do Departamento de Psicologia – UFCAT

 

Mediadora:

Fernanda Belo (FAE-UFCAT)

 

 

    Auxiliar os participantes a compreender os desafios educacionais e psicológicos decorrentes da pandemia de covid-19 para que possam desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem mais efetivas no atual momento e no cenário pós-pandemia.

 

 

 

https://meet.google.com/vnb-cboh-yoj

 

 

 

17

 

Juventudes e educação na Pandemia: refletindo o impacto do distanciamento

 

 

 

 

 

 

Proponente:

Juliana Pereira de Araújo (Docente- FAE- PPGEDUC- UFCAT)

 

 

 

 

 

   Nesta roda de conversa a situação das Juventudes na Pandemia e os impactos do distanciamento social em suas trajetórias escolares será o tema central. A expectativa é tornar mais visíveis os problemas decorrentes desse período, as observações que tem sido realizadas e refletir sobre os cuidados exigidos para a manutenção da escolarização e sobretudo da educação como projeto fundamental dos(as) jovens.

 

 https://meet.google.com/bvy-svti-gzv

 

18

Avaliação da política de inclusão escolar na ótica das famílias e dos estudantes PAEE

 

 

 

 

 

 

Proponentes:

Joelma Fernanda de Sales Carneiro Dutra (mestranda PPGEDUC- UFCAT)

 

Apoio Técnico:

Maria Marta Lopes Flores (FAE-PPGEDUC- UFCAT)

 

 

   Analisar o contexto da política e sua prática na ótica das famílias e dos estudantes do PAEE, que são considerados os principais atores, uma vez que, são os beneficiários diretos das ações voltadas ao processo de escolarização.

 

 

 

 

https://meet.google.com/dyj-ammj-mfq

 

19

Educação, medicalização e desafios contemporâneos: reflexões para uma escola não excludente.

 

 

 

 

 

Proponente:

Wellington Rodrigues dos Reis Edmundo. (Professor da SME de Hidrolândia/Goiás, Mestrando PPGEDUC – UFCAT)

 

Apoio Técnico:

Stéfane Brito (graduanda em Pedagogia- FAE-UFCAT)

 

   Problematizar as relações existentes entre o uso de medicamentos em crianças com queixa escolar, e o processo de escamoteamento e silenciamento de questões e conflitos socioculturais e psicossociais.

 

 

 

 

https://meet.google.com/yks-itej-cwi

 

20

Educação Escolar e pedagogia histórico-crítica: considerações sobre a didática

 

 

 

 

 

Proponente:

Leonardo Carlos de Andrade (IFGoiano)

 

Apoio Técnico:

Elis Regina (Docente UFCAT)

 

 

Apresentar conceitos e reflexões acerca da didática histórico-crítica.

 

 

 

 

 

https://meet.google.com/rzn-rrfo-zdk

 

 

21

Políticas de Formação de Professores: conquistas ameaçadas e resistências propositivas

 

 

 

 

 

 

Proponente:

Denise Silva Araújo (UFG)

 

Apoio Técnico:

Altina Abadia da Silva (FAE- PPGEDUC- UFCAT)

 

 

 

Reconhecer as conquistas no campo da formação e valorização docente; identificar retrocessos e ameaças a essas conquistas; discutir formas de resistências propositivas.

 

 

 

 

https://meet.google.com/dje-hnvz-qzg

 

 

Comissão de Rodas de Conversa:

Altina Abadia da Silva

Janaina Cassiano Silva

Juliana Pereira da Araújo

Maria Marta Lopes Flores

Categorias: Acadêmico